Questões de História - História Geral - Idade Contemporânea - Revolução Industrial (2ª Fase)
383 Questões
Questão 27 15215138
UPF Verão 2025A conhecida imagem apresentada a seguir, do filme Tempos Modernos, do genial Charlie Chaplin, remete a um importante fenômeno histórico: a Revolução Industrial.

Fonte: http://www.moreeuw.com/histoire-art/charlie-chaplin-exposition-evian.htm
Um dos fatores mais importantes para explicar a Revolução Industrial iniciada na Inglaterra foi:
Questão 51 15128034
UEMS 2025
No livro A Formação da Classe Operária Inglesa, E. P. Thompson argumenta que a Revolução Industrial transformou radicalmente as relações de trabalho na Inglaterra, submetendo o trabalhador ao controle das máquinas e às novas exigências do sistema fabril. Inspirado pelas observações de Karl Marx em O Capital, Thompson descreve como os trabalhadores perderam autonomia sobre o processo produtivo, sendo convertidos em apêndices da produção industrial.
Com base em seus conhecimentos sobre a Revolução Industrial, qual foi uma consequência imediata dessa transformação nas relações de trabalho?
Questão 21 15012100
UNEMAT 2025/1“A Revolução Industrial vai além da ideia de grande desenvolvimento dos mecanismos tecnológicos aplicados à produção, na medida em que consolidou o capitalismo; aumentou de forma rapidíssima a produtividade do trabalho; originou novos comportamentos sociais, novas formas de acumulação de capital, novos modelos políticos e uma nova visão do mundo; e talvez o mais importante, contribuiu de maneira decisiva para dividir a imensa maioria das sociedades humanas em duas classes sociais opostas e antagônicas: a burguesia capitalista e o proletariado.” PASQUINI, Nilton Cesar. As revoluções industriais: Uma abordagem conceitual. Revista Tecnológica da Fatec de Americana, v. 08, 2014, p. 29 - 30.
Disponível em: https://www.fatec.edu.br/revista/index.php/RTecFate cAM/article/view/235/206. Acesso em: 07 abr. 2022.
A partir da leitura do texto sobre a Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra, podemos destacar as mudanças profundas causadas na sociedade.
Nessa linha, conclui-se que a Revolução Industrial provocou:
Questão 70 14255492
UNICENTRO Vestibular 2025Leia o texto a seguir.
Uma característica marcante da Revolução Científico-Tecnológica é o impulso extraordinário que ela deu para a consolidação da unidade global do mercado capitalista. Esse novo salto produtivo gerou gigantescos complexos industriais, com equipamentos sofisticados e de grande escala, como as turbinas elétricas ou as usinas siderúrgicas, envolvendo em cada unidade até dezenas de milhares de trabalhadores. Essa prodigiosa escalada da produção, obviamente, tanto implicava uma corrida voraz pela disputa das matérias-primas disponíveis em todas as partes do mundo, como também exigia a abertura de um amplo universo de novos mercados de consumo para absorver seus excedentes maciços. Foi essa ampliação, na escala das demandas e das exportações, que gerou o fenômeno conhecido como neocolonialismo ou imperialismo, que levou as potências industriais, na segunda metade do século XIX, a disputar e dividir entre si as áreas ainda não colonizadas do globo ou a restabelecer vínculos de dependência estreitos com áreas do passado colonial.
(Adaptado de: SEVCENKO, N. O prelúdio republicano, astúcias da ordem e ilusões do progresso. In: SEVCENKO, N. (Org.) História da Vida Privada no Brasil. v.3. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p.11-12.)
Com base no texto, relacione o contexto histórico, na coluna da esquerda, com seus respectivos acontecimentos, na coluna da direita.
(I) Imperialismo.
(II) Capitalismo na América.
(III) Primavera dos Povos.
(IV) Exposição Universal
(V) Neoliberalismo.
(A) O Crystal Palace (Palácio de Cristal) foi uma enorme construção em ferro fundido e vidro erguida no Hyde Park, em Londres, Inglaterra, para albergar a Grande Exposição de 1851. Foram acolhidos mais de 14 mil expositores vindos de todo o mundo nos 92 mil metros quadrados de espaço de exibição, onde foram mostrados exemplos das últimas tecnologias desenvolvidas na Revolução Industrial.
(B) Caracteriza-se por uma ordem social em que uma nova disciplina é imposta ao trabalhador e novos critérios gerenciais são estabelecidos, servindo-se de instrumentos como o livre comércio e a livre mobilidade de capital. Esse modelo legitima-se ideologicamente por meio de uma teoria político-econômica que afirma o livre mercado como garantidor da liberdade individual.
(C) Esse conjunto de revoluções, de caráter liberal, democrático e nacionalista, foi iniciado por membros da burguesia e da nobreza, que exigiam governos constitucionais, e por trabalhadores e camponeses, que se rebelaram contra os excessos e a difusão das práticas capitalistas.
(D) O modo de produção capitalista na América Latina é regido por leis objetivas de acumulação, concentração e centralização de capital e apresenta, como uma região, uma problemática em comum que define sua fisionomia própria dentro da grande “cadeia” capitalista imperialista mundial, mesmo que com características específicas em cada país.
(E) Implicou o domínio de uma pequena minoria sobre uma maioria de povos estrangeiros e, sobretudo, sob o controle político despótico da metrópole.
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
Questão 67 14255476
UNICENTRO Vestibular 2025Leia o texto a seguir.
"Todas as pessoas que se encontram trabalhando nos teares mecânicos estão ali de modo forçado, porque não podem existir de nenhum outro modo; via de regra são pessoas cujas famílias foram destruídas e seus interesses arruinados... têm a tendência de ir como pequenas colônias colonizar esses moinhos". Inspetor governamental inglês (1834).
(DECCA, E. O nascimento das fábricas. São Paulo: Brasiliense, 1996. p.11.)
Essa passagem faz referência à Revolução Industrial. Sobre suas causas, consequências e desdobramentos, considere as afirmativas a seguir.
I. Devido à longa jornada de trabalho das mulheres, muitas crianças passaram a acompanhar suas mães nas fábricas, tendo como benefício uma assistência educacional até os 9 anos de idade.
II. Durante os séculos XVI e XVII, alguns membros da burguesia inglesa conseguiram acumular capitais, principalmente por meio da exploração comercial, nas colônias da América e África, do tráfico de Africanos escravizados e das relações comerciais com outros Estados europeus. Esses capitais foram investidos na criação de fábricas.
III. Umas das mudanças fundamentais, característica do capitalismo, é a perda dos meios de produção por parte da classe trabalhadora, tendo em vista que, com o surgimento das fábricas, os meios de produção passam a pertencer ao proprietário que paga apenas pela força de trabalho vendida pelo operário.
IV. Inconformados com as injustiças a que estavam submetidos, muitos operários manifestaram seu descontentamento por meio de greves e motins. Um exemplo foi o Movimento Ludista que, formado por grupos de operários, invadia oficinas têxteis e quebrava todo o maquinário como forma de protesto.
Assinale a alternativa correta.
Questão 36 14963696
FMJ Prova 2 2024Leia o relato de um tecelão inglês.
Ali trabalhávamos enquanto ainda podíamos enxergar no verão, e não saberia dizer a que hora parávamos de trabalhar. Ninguém a não ser o mestre e o filho do mestre tinha relógio, e nunca sabíamos que horas eram. Havia um homem que tinha relógio [...]. Foi-lhe tirado e entregue à custódia do mestre, porque ele informara aos homens a hora do dia [...].
(E. P. Thompson. Costumes em comum, 1998.)
O relato expressa
06


