Questões de História - História Geral - Idade Contemporânea - Neocolonialismo
228 Questões
Questão 70 14255492
UNICENTRO Vestibular 2025Leia o texto a seguir.
Uma característica marcante da Revolução Científico-Tecnológica é o impulso extraordinário que ela deu para a consolidação da unidade global do mercado capitalista. Esse novo salto produtivo gerou gigantescos complexos industriais, com equipamentos sofisticados e de grande escala, como as turbinas elétricas ou as usinas siderúrgicas, envolvendo em cada unidade até dezenas de milhares de trabalhadores. Essa prodigiosa escalada da produção, obviamente, tanto implicava uma corrida voraz pela disputa das matérias-primas disponíveis em todas as partes do mundo, como também exigia a abertura de um amplo universo de novos mercados de consumo para absorver seus excedentes maciços. Foi essa ampliação, na escala das demandas e das exportações, que gerou o fenômeno conhecido como neocolonialismo ou imperialismo, que levou as potências industriais, na segunda metade do século XIX, a disputar e dividir entre si as áreas ainda não colonizadas do globo ou a restabelecer vínculos de dependência estreitos com áreas do passado colonial.
(Adaptado de: SEVCENKO, N. O prelúdio republicano, astúcias da ordem e ilusões do progresso. In: SEVCENKO, N. (Org.) História da Vida Privada no Brasil. v.3. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p.11-12.)
Com base no texto, relacione o contexto histórico, na coluna da esquerda, com seus respectivos acontecimentos, na coluna da direita.
(I) Imperialismo.
(II) Capitalismo na América.
(III) Primavera dos Povos.
(IV) Exposição Universal
(V) Neoliberalismo.
(A) O Crystal Palace (Palácio de Cristal) foi uma enorme construção em ferro fundido e vidro erguida no Hyde Park, em Londres, Inglaterra, para albergar a Grande Exposição de 1851. Foram acolhidos mais de 14 mil expositores vindos de todo o mundo nos 92 mil metros quadrados de espaço de exibição, onde foram mostrados exemplos das últimas tecnologias desenvolvidas na Revolução Industrial.
(B) Caracteriza-se por uma ordem social em que uma nova disciplina é imposta ao trabalhador e novos critérios gerenciais são estabelecidos, servindo-se de instrumentos como o livre comércio e a livre mobilidade de capital. Esse modelo legitima-se ideologicamente por meio de uma teoria político-econômica que afirma o livre mercado como garantidor da liberdade individual.
(C) Esse conjunto de revoluções, de caráter liberal, democrático e nacionalista, foi iniciado por membros da burguesia e da nobreza, que exigiam governos constitucionais, e por trabalhadores e camponeses, que se rebelaram contra os excessos e a difusão das práticas capitalistas.
(D) O modo de produção capitalista na América Latina é regido por leis objetivas de acumulação, concentração e centralização de capital e apresenta, como uma região, uma problemática em comum que define sua fisionomia própria dentro da grande “cadeia” capitalista imperialista mundial, mesmo que com características específicas em cada país.
(E) Implicou o domínio de uma pequena minoria sobre uma maioria de povos estrangeiros e, sobretudo, sob o controle político despótico da metrópole.
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
Questão 40 14741474
PUC- RJ 2 dia - Grupo (1,3,4 e 5) - Tarde 2024A imagem a seguir representa esquematicamente a geopolítica da ocupação europeia de áreas de influência coloniais, no território do continente africano, ao final do século XIX.
Disponível em: https://super.abril.com.br/especiais/a-partilha-da-africa. Acesso em: 19 jul. 2023. Adaptado.
Observando-se essa imagem, constata-se que
Questão 32 14594925
ETEC 2024/2O Imperialismo, ou Neocolonialismo, é definido como um movimento de conquista, domínio e exploração econômica e social, realizado pelas nações industrializadas europeias sobre a África e a Ásia, continentes habitados por pessoas com fenótipos diferentes dos europeus.
Esse movimento tem como uma de suas principais características
Questão 39 14507632
UPE 2ª Fase 1º Dia SSA 2024Leia o texto e analise a imagem a seguir.
Esses [os jardins zoológicos humanos] constituem a prova mais evidente da defasagem que existe entre o discurso e a prática no tempo da construção dos impérios coloniais.
Os jardins zoológicos humanos. Le monde diplomatique Brasil (Adaptado). Disponível em: https://diplomatique.org.br /os-jardinszoologicos humanos/. Acesso em: 25 de abril 2023.
Garota africana mostrada na Expo de 1958, em Bruxelas, na Bélgica. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/ noticias/ reportagem/. Acesso em: 25 de abril 2023.
Eles retratam uma prática comum nos séculos XIX e XX. Esse costume descrito anteriormente tinha como pressuposto
Questão 35 10770262
UFRGS 1º Dia 2024Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
O ........ do século XIX foi caracterizado por ações de dominação política e militar nos continentes ........ e ........ por potências europeias, como a Inglaterra e a França. Esse período também está relacionado ao desenvolvimento industrial, marcado por aceleração da produção, que também gerou necessidade de ........ barata e de ........ .
Questão 40 10583708
UNESP 2024/1Era a Índia que nos sustentava nas dificuldades de nossas circunstâncias. Era um aspecto de nossa identidade, da identidade comum que tínhamos desenvolvido e que, na Trinidad multirracial, se tornara uma identidade racial.
Era essa a identidade que eu levara para a Índia em minha primeira visita em 1962. Ao chegar, percebi que isso nada significava na Índia. A ideia de uma comunidade indiana — na verdade uma ideia europeia de nossa identidade indiana — apenas tinha sentido quando a comunidade era muito pequena, minoritária e isolada. Na torrente da Índia, com suas centenas de milhões, onde a ameaça eram o caos e o vazio, essa noção europeia em nada ajudava.
(V.S. Naipaul. Índia: um milhão de motins agora, 1997.)
O excerto traz o relato de um escritor de ascendência indiana, nascido em Trinidad e Tobago, quando de sua primeira viagem para a Índia.
Segundo ele, há
Pastas
06