Questões de História - História Geral - Idade Contemporânea - Ideias sociais e políticas do século XIX
60 Questões
Questão 5 15072817
UniRV APARECIDA 2025/1As teses do liberalismo econômico surgiram especialmente como refutação ao mercantilismo, cujas práticas não atendiam às novas necessidades do capitalismo. Com efeito, os economistas do final do século XVIII eram contrários à intervenção do Estado na economia, entendendo que ele deveria apenas dar condições para que o mercado seguisse de forma natural seu curso.
Sobre o liberalismo econômico e as críticas a ele, verifique entre as alternativas abaixo quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F).
( ) liberalismo econômico fundamenta-se na defesa de uma economia de mercado, destacando princípios fundamentais como o individualismo e a propriedade privada dos meios de produção.
( ) O liberalismo econômico advogava pela livre concorrência e pela lei da oferta e procura, sendo contrário às práticas protecionistas e acumulação de riquezas através do comércio controlado pelo Estado e promovidas pelo mercantilismo.
( ) A ênfase na liberdade individual e na confiança na capacidade humana de buscar o progresso esteve ligada à visão liberal da economia, que defendia, ainda, a autoridade do poder público apenas em relação às atividades produtivas que levassem ao bem comum.
( ) A crise social que acompanhou a expansão do capitalismo liberal no século XIX oportunizou o surgimento de correntes críticas ao liberalismo, como o socialismo utópico, que defendia, por exemplo, a busca pela sociedade ideal baseada em comunidades que partilhassem a mesma base material e vivessem em harmonia.
Questão 71 15053034
FCMS/JF Medicina 2025/2A Revolução Russa ou mais precisamente a Revolução bolchevique de outubro de 1917, pretendeu dar ao mundo o sinal para os povos se levantarem e substituírem o capitalismo pelo socialismo. Tornou-se tão fundamental para a história o nosso século quanto a Revolução Francesa de 1789 foi para o século XIX. Contudo, a Revolução de Outubro teve repercussões muito mais profundas e globais que sua ancestral. (Trecho adaptado do livro de HOBSBAWM, Eric.
Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 2014, p. 62.) No que diz respeito ás repercussões globais desencadeadas pela Revolução Russa, marque a opção correta:
Questão 3 14743110
UEM Pas 2 Etapa 2024O processo de transição do feudalismo ao capitalismo e à Revolução Industrial do século XVIII produziu mudanças significativas nesse extenso período. Dentre elas estão o acirramento das lutas e das rebeliões sociais, a constituição da classe operária, o desenvolvimento das teorias socialistas.
A respeito dos teóricos do socialismo, assinale o que for correto.
Saint-Simon propunha uma sociedade industrial dirigida pelos produtores. Entendia por produtores não só a classe operária, mas todos aqueles que criam, inclusive banqueiros, empresários, sábios e artistas.
Karl Marx tomou como seu objetivo principal estudar a história do capitalismo, sua constituição e seu funcionamento, meta esta que buscou cumprir no livro O capital.
Para Robert Owen, o trabalho é criador de riqueza, que não é usufruída pelo operário; ao contrário, é-lhe extorquida. Owen buscou pôr em prática suas concepções a partir da constituição de colônias cooperativas onde a propriedade privada seria totalmente excluída.
Segundo Karl Marx e Friedrich Engels, a dialética é a estrutura contraditória do real, que no seu movimento constitutivo passa por três fases: a tese, a antítese e a síntese.
O socialismo é uma teoria que tem como um dos seus principais expoentes o economista inglês John Stuart Mill. Em seu livro A riqueza das nações ele propõe a constituição de uma sociedade igualitária em que o Estado deve intervir no mercado buscando sua regulação.
Questão 32 14594925
ETEC 2024/2O Imperialismo, ou Neocolonialismo, é definido como um movimento de conquista, domínio e exploração econômica e social, realizado pelas nações industrializadas europeias sobre a África e a Ásia, continentes habitados por pessoas com fenótipos diferentes dos europeus.
Esse movimento tem como uma de suas principais características
Questão 12335629
UFSC Prova 2 - Amarela 2024/1Leia os excertos abaixo.
Ela [Comuna de Paris de 1871] foi extraordinária, heroica, dramática e trágica, mas em termos concretos foi breve, e na opinião da maioria dos observadores mais sérios condenada, um governo insurrecional de trabalhadores em uma única cidade, cuja realização maior foi o fato de ser realmente um governo, ainda que tenha durado menos de dois meses.
HOBSBAWM, Eric. A Era do Capital, 1848-1875. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014. p. 260.
Durante o período em que esteve no poder em Paris, a Comuna promoveu ações que beneficiavam os mais pobres, como o congelamento do preço dos gêneros de primeira necessidade e dos aluguéis, a ocupação de imóveis vazios e de fábricas abandonadas [...] e a instituição do ensino obrigatório e gratuito, com a fundação de diversas escolas. Além disso, foi instituída a separação do Estado e da Igreja e a igualdade de direitos entre os sexos.
BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio. Vol. 2. São Paulo: Moderna, 2016. p. 181.
Sobre os acontecimentos mencionados nos textos e o contexto global do período, é correto afirmar que:
no Brasil, trabalhadores escravizados sublevaram-se no Rio de Janeiro e, inspirados na Comuna de Paris, governaram a capital do Império por dois meses.
no contexto em que trabalhadores franceses questionavam a ordem social imposta pelo capitalismo – como foi o caso da Comuna de Paris –, o Brasil debatia a questão do trabalho escravo, como aconteceu durante as discussões em torno da Lei do Ventre Livre, de 1871.
a principal pauta da Comuna de Paris era a ideologia da heteronormatividade, na qual homens brancos buscavam derrubar do poder outros homens brancos, mas manter as estruturas de dominação de corpos historicamente subalternizados.
em função das conquistas trabalhistas e sociais dos trabalhadores europeus citadas nos excertos, ficou inviabilizada a vinda de imigrantes do Velho Continente, restando aos países da América Latina manter a escravidão de negros até o final do século XIX.
a Comuna de Paris buscou soluções para problemas que ainda hoje afligem trabalhadores das cidades, como o paradoxo entre o alto preço dos imóveis e dos aluguéis – dificultando as condições de moradia – e o grande número de imóveis desocupados.
ao assinar o projeto de emenda constitucional que determina que a educação deve ser gratuita e obrigatória, em 1996, Fernando Henrique Cardoso pretendia implementar o comunismo no Brasil aos moldes da Comuna de Paris.
Questão 35 10770262
UFRGS 1º Dia 2024Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
O ........ do século XIX foi caracterizado por ações de dominação política e militar nos continentes ........ e ........ por potências europeias, como a Inglaterra e a França. Esse período também está relacionado ao desenvolvimento industrial, marcado por aceleração da produção, que também gerou necessidade de ........ barata e de ........ .
06


