Questões de História - História Geral - Idade Contemporânea - Independências Africanas - Apartheid
16 Questões
Questão 44 14596728
UDESC Inverno Tarde 2024/2A partir da charge, analise as proposições a seguir sobre o apartheid na África do Sul.
Cartoon Movement. Victor Ndula. Disponível em: https://www.cartoonmovement.com/cartoon/whats-left- mandelas-legacy. Publicado em: 11 fev. 2010. Acesso em: 22 abr. 2024.
I. A libertação de Mandela foi cheia de expectativas para a população africana sob o infame sistema de apartheid, que segregava pobres e ricos.
II. No sistema apartheid, os pobres eram proibidos de circular livremente nas cidades e nos bairros habitados por população rica, adquirir imóveis e ocupar cargos políticos e administrativos do governo.
III. O apartheid reunia diversas leis que promoviam a separação entre brancos e os demais grupos étnicos, sobretudo os negros, restringindo os direitos civis e a cidadania de negros, mestiços, imigrantes não brancos e seus descendentes.
IV. O apartheid foi um regime de segregação racial legalmente instituído na África do Sul em 1948 e abolido em 1994.
Assinale a alternativa correta.
Questão 41 14474419
UNEB Dia 1° 2024"Nós, Povo da África do Sul, declaramos, para que todos, no nosso país, e no mundo, saibam: Que a África do Sul pertence a todos os que nela vivem, negros e brancos, e que nenhum governo é legítimo se não se basear na vontade do povo. Que o nosso povo foi espoliado do seu direito à terra em que nasceu, da liberdade e da paz por um governo baseado na injustiça e na desigualdade"
A Carta da Liberdade - Programa do Povo Sul - Africano. Apud.
Pereira, Francisco José.
"Apartheid: o Horror Branco na África do Sul". São Paulo, Brasiliense.
"Coleção Tudo é História", 1985, p. 67.
Aprovada em 25 de junho de 1955, a Carta da Liberdade tornou-se o
programa de luta dos sul-africanos contra o "apartheid".
O documento expressa a luta pela:
Questão 55 10774662
UERJ 2024/1O MASSACRE DE SOWETO
Em 1974, o governo sul-africano emitiu um decreto exigindo o estudo do africâner nas escolas do país no mesmo nível do inglês. O africâner era língua majoritária entre a minoria branca que controlava o país. Estudantes negros se opuseram. Eles queriam estudar em seu idioma nativo (zulu) e em inglês.
No bairro negro de Soweto, em Joanesburgo, estudantes do Orlando West Institute planejaram uma série de ações contra essa lei, que entrou em vigor em janeiro de 1975. No dia 16 de junho de 1976, cerca de 3000 manifestantes, entre alunos e professores, começaram a protestar pacificamente. Aos poucos, outras pessoas se juntaram e estima-se que a marcha reuniu cerca de 10000 pessoas (algumas fontes dizem 20000), que percorreram as ruas com faixas e slogans como “Abaixo o africâner” e “Se aprendermos africâner, que Vorster (primeiroministro na época) aprenda zulu”.
Os confrontos entre as forças de segurança e os manifestantes duraram todo o dia. O saldo oficial foi de 23 crianças mortas. Porém, a realidade foi bem diferente, já que o número de mortos chegou a 700 e o de feridos ultrapassou mil. Hector Pierterson, um estudante de 13 anos, foi o primeiro manifestante a cair morto. A fotografia daquele momento, feita pelo fotojornalista Sam Nzima, tornou-se um ícone da luta dos estudantes negros sul-africanos.
CHEMA CABALLERO Adaptado de elpais.com, 14/06/2016.
O regime de Apartheid na África do Sul instituiu a segregação racial e outras formas de controle social sobre as populações negras.
A obrigatoriedade do ensino de africâner, destacada na reportagem, está relacionada à seguinte estratégia de dominação colonial:
Questão 34 14618721
Campo Real Medicina 2023/1Durante grande parte da segunda metade do século XX, a África do Sul e a África do Sudoeste (que mais tarde viria a ser conhecida como Namíbia) viveram sob um regime social, político e econômico conhecido como Apartheid. É característica do regime de Apartheid:
Questão 34 11477268
Campo Real Medicina 2022Durante grande parte da segunda metade do século XX, a África do Sul e a África do Sudoeste (que mais tarde viria a ser conhecida como Namíbia) viveram sob um regime social, político e econômico conhecido como Apartheid.
É característica do regime de Apartheid:
Questão 77 3673834
ENEM Digital 1° Dia 2020Diante da unidade e da militância dos negros, o governo nacionalista decidiu aplicar medidas reacionárias e repressivas — interdição do direito à reunião, vigilância e perseguição policiais, dissolução dos partidos políticos, tortura, prisão domiciliar e encarceramento de militantes.
CHANAIWA, D. A África austral. In: MAZRUI, A.; WONDJI, C. (Org.). História geral da África: África desde 1935. Brasília: Unesco, 2010.
A atuação do Estado sul-africano na década de 1950, como descrita, indica que seus dirigentes buscavam
Pastas
06