Questões de História - História do Brasil - Período Colonial (1530-1822) - Expansão Territorial
142 Questões
Questão 20 14534861
FATEC 2025/1O bandeirismo foi um fenômeno complexo do período colonial brasileiro, exercendo papel central na interiorização do território, na captura de indígenas e na exploração de recursos naturais. A historiografia recente problematiza as práticas bandeirantes, destacando seus impactos ambíguos na economia, na política e nas relações interétnicas.
Destarte, complementamos estas informações considerando que
Questão 34 14417792
ETEC 2025/1A partir do século XVI, a Bacia Amazônica se configurou um cenário de disputas territoriais entre alguns países europeus, que se digladiaram pelo domínio da região a fim de se apropriar dos ricos e variados recursos naturais ali existentes. A vitória ficou com a Coroa Portuguesa, que intensificou o processo de ocupação territorial e exploração das chamadas “drogas do sertão”, produtos da atividade extrativista de alto valor econômico na época.
Essas drogas eram
Questão 49 14243905
UFPR 1º fase 2025Em julho de 2021, manifestantes incendiaram uma estátua do bandeirante Borba Gato, localizada na Zona Sul de São Paulo. A ação foi considerada vandalismo por alguns e um ato político por outros. A dissonância nessas posturas revela um embate público sobre a construção de imagens e memória da História do Brasil.
Assinale a alternativa que explica corretamente esse embate entre a construção de imagens dos bandeirantes e a memória da História do Brasil.
Questão 32 10583541
UNESP 2024/1Examine o meme, publicado pelo perfil “[b]rasilien” no Tumblr.
(https://b-rasil.tumblr.com. Adaptado.)
O meme corresponde a uma espécie de metáfora da história do Brasil e, mais precisamente, da
Questão 20 8463744
UNITINS Caderno 1 2023/1No século XV, o Oceano Atlântico passou a ser disputado por Portugal e Espanha por representar o caminho para novas terras a serem conquistadas. Essa disputa foi apaziguada pelo Papa Alexandre VI com a assinatura da Bula Inter Coetera, que, inicialmente, estabelecia uma linha imaginária que dividia o globo entre as duas nações, determinando que as terras conquistadas do lado oriental pertenceriam a Portugal e, as do lado ocidental, à Espanha. Essa intervenção do Papa Alexandre VI foi alterada a pedido de Portugal, resultando na versão final do Tratado de
Questão 38 10779858
UFN Inverno 2022Fonte: Mônica Quintão, da comissão de atingidos, protesta no canteiro de obras do reassentamento de Bento Rodrigues Foto (Flavio Tavares/Repórter Brasil) disponível em https://domtotal.com/noticia/1504718/2021/03/desastreem-mariana-55-atingidos-pela-barragem-dasamarcomorreram-sem-ter-casa-reconstruida-pelafundacao-renova/visto em 14/04/2022
A imagem acima é de uma reportagem sobre a falta de assistência às vítimas da tragédia de Mariana (MG) após 5 anos do rompimento da barragem da empresa Samarco. A mineração no Brasil possui uma longa e importante trajetória. Na última década do século XVII, um fato trouxe mudanças na sociedade brasileira e, sobretudo, conferiu novo ânimo econômico ao governo português no Brasil: a descoberta do ouro de aluvião na região da atual Minas Gerais.
Considerando esse contexto, assinale com "V" nas afirmativas verdadeiras e com "F" nas falsas.
( ) Mesmo sob a pressão dos paulistas para monopolizar a exploração, foi inevitável a entrada dos emboabas nas áreas de extração.
( ) Outras áreas, como Goiás e Mato Grosso, também passaram a ser exploradas, embora em menor quantidade.
( ) Com o fim de melhorar a arrecadação, a Guerra dos Emboabas teve como mote a distribuição da terra, a administração local e o uso das águas.
( ) A mineração do século XVIII se caracterizou por uma menor densidade demográfica, economia mais industrial e assalariada.
A sequência correta é:
Pastas
06