Questões de História - História do Brasil - República (1889 - ...)
3.733 Questões
Questão 28 14645086
UECE 1ª Fase 2025/2Em 1925, o grupo de militares ligados ao tenentismo que havia invadido e controlado, por alguns dias, a cidade de São Paulo, uniu-se a outro grupo de militares vindo do Rio Grande do Sul e liderados por Luís Carlos Prestes e por João Alberto Lins de Barros. Juntos, eles formaram a Coluna Prestes, também denominada de Coluna Miguel Costa-Prestes, movimento armado que percorreu cerca de 25 mil quilômetros através de diversos estados brasileiros combatendo as tropas do governo de Arthur Bernardes e tentando despertar no povo brasileiro o interesse em combater a oligarquia dominante. A Coluna era formada por vários destacamentos, e dela participaram figuras importantes da história brasileira do período republicano, como Siqueira Campos, Cordeiro de Farias, Juarez Távora e Isidoro Dias Lopes.
Sobre esse movimento, analise as afirmativas a seguir.
I. Apesar de lutar contra a oligarquia dominante na política do café-com-leite, a Coluna Prestes não saiu militarmente vitoriosa, mas pôs o governo em constante tensão e trouxe para a discussão a situação de miséria na qual vivia o homem do campo no Brasil.
II. Apesar de circular por muitos estados brasileiros durante dois anos e meio, os militares e os civis participantes da Coluna Prestes não conseguiram adentrar o Ceará, mesmo com o apoio do grupo de cangaceiros liderado por Lampião.
III, Entre as reivindicações e os objetivos da coluna Prestes, estavam a deposição do presidente Artur Bernardes, o estabelecimento do voto secreto e a obrigatoriedade do ensino primário aos brasileiros.
IV. Apesar de derrotados militarmente, alguns membros da Coluna Prestes chegaram ao poder anos depois, junto com Getúlio Vargas, após a vitória do movimento denominado Revolução de 1930.
Está correto o que se afirma
Questão 5 14562194
URCA Dia 2° 2025/1Durante o Regime Civil-Militar instaurado no Brasil em 1964, o país vivenciou um período de censura sistemática e controle da informação por parte do Estado. Todavia a censura também fez eclodir movimentos de resistência, protagonizando a emergência de produções nas artes e na música, e na imprensa nacional com o surgimento de pequenos jornais periódicos responsáveis por divulgaram a palavra e as expressões opostas ao Regime. As restrições às liberdades de imprensa e expressão foram reforçadas, especialmente após a promulgação do Ato Institucional nº 5 (AI-5), em 1968, que ampliou os poderes do Executivo e intensificou as práticas de repressão e vigilância.
Observe o compilado de imagens do impresso O Pasquim e de outros periódicos de menor circulação, e marque a alternativa correspondente ao controle de informações durante o Regime Civil-Militar:
Questão 11 14562164
UEA-Específico Humanas 2025Analise a fotografia da campanha pelas “Diretas Já”, realiza da entre os anos 1983 e 1984 durante o processo de redemocratização do Brasil.
(https://memoria.ebc.com.br.)
Essa campanha
Questão 10 14562128
UEA-Específico Humanas 2025Analise a charge, que retrata o presidente Rodrigues Alves sancionando a Lei da Vacina Obrigatória em 1904 no Rio de Janeiro.
(Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. 1904 — Revolta da Vacina. A maior batalha do Rio, 2006.)
Essa lei desencadeou
Questão 14 14553073
UEA - Geral Conhecimentos Gerais 2025(https://gabrielzago.wordpress.com.)
No contexto da Primeira República brasileira, a charge retrata
Questão 25 14535839
UECE 1ª Fase 2025/1Em nota introdutória à sua principal obra, publicada em 1902, Euclides da Cunha assim se refere ao evento que descreve no livro: “[...] mal unidos àqueles extraordinários patrícios pelo solo em parte desconhecido, deles de todo nos separa uma coordenada histórica — o tempo. Aquela campanha lembra um refluxo para o passado. E foi, na significação integral da palavra, um crime. Denunciemo-lo.”
O episódio a que se refere o autor citado é
Pastas
06