Questões de História - Temática
2.647 Questões
Para Ribeiro (2006), a história da formação e o sentido da sociedade brasileira explicam a razão por que o Brasil “não deu certo”. Ele quis dizer, em resumo, que o Brasil não conseguiu atingir, de modo satisfatório, justiça social ao longo de sua história. As razões históricas para isto é que duas de suas matrizes formadoras, a Tupi e a Afro, foram quase que, respectivamente, “desindianizada” e “desafricanizada” no processo da empresa colonial. De outra forma, os índios e os negros africanos, além de quase serem extintos fisicamente, foram “desculturalizados” de suas diversas culturas originais devido à escravidão e excluídos da justa distribuição econômica dos bens socialmente produzidos. Ao lado da escravidão sofrida por essas matrizes originais esteve a base econômica colonial de monocultura latifundiária geradora de concentração de terras na posse de poucos, o que ajudou a gestar uma sociedade desigual, cheia de disparidades, contradições e antagonismos que subsiste sob o rótulo de “povo brasileiro”.
RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
No que diz respeito ao enunciado acima, é correto afirmar que
A maioria dos países considera ilegais os assentamentos construídos em terras capturadas por Israel na guerra de 1967, no Oriente Médio. A presença desses assentamentos é uma das questões fundamentais no conflito entre israelenses e palestinos.
Os palestinos buscam estabelecer um Estado independente na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, com Jerusalém Oriental como sua capital. Colonos israelenses citam conexões históricas judaicas com a terra. As negociações de paz mediadas pelos Estados Unidos estão suspensas desde 2014.
(https://agenciabrasil.ebc.com.br, 26.06.2023. Adaptado.)
De acordo com o excerto, a motivação do conflito entre israelenses e palestinos é
O Brasil tem quase 5 mil comunidades quilombolas, e grande número delas localiza-se na região norte do país. As comunidades quilombolas na Amazônia, em grande parte, surgiram do período das plantações de cacau e criações de gado. Normalmente, elas ficam afastadas, em lugares de difícil acesso
(“Comunidades Quilombolas na Amazônia — Onde Vivem, História e +”. https://redda.com.br. Adaptado.)
Originalmente, os membros que formaram as comunidades citadas no excerto são
Read the text about The Soldier’s Life: Radio Basics.
The Soldier’s Life: Radio Basics
Radios are vital military tools. They allow soldiers to stay in contact during combat and other operations. Most radios are made to hop frequencies. This system prevents enemy from listening to the full conversations. The SINCGARS (man-pack) and AN/PRC-148 (handheld) are common military radios.
Choose the right option to answer the question: What’s the meaning of “stay in contact” in the text?
Atente para o seguinte excerto:
“A desagregação do regime escravocrata e senhorial se operou, no Brasil, sem que se cercasse a destituição dos antigos agentes de trabalho escravo de assistência e garantias que os protegessem na transição para o sistema de trabalho livre. Os senhores foram eximidos da responsabilidade pela manutenção e segurança dos libertos, sem que o Estado, a Igreja ou qualquer outra instituição assumisse encargos especiais, que tivessem por objeto prepará-los para o novo regime de organização da vida e do trabalho”.
FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. Rio de Janeiro: Globo, 2008.
A partir dessa compreensão de Fernandes, avalie as seguintes afirmações:
I. A desigualdade social e racial no Brasil tem relação histórica com o modo como os negros foram incorporados na sociedade brasileira após o fim da escravidão.
II. As estruturas sociais do trabalho escravo no Brasil colonial e monárquico foram mantidas na emergência do trabalho livre com o auxílio aos libertos.
III. A isenção das responsabilidades dos Senhores para com seus ex-escravos se justifica porque eles precisavam de auxílio do Estado como setor produtivo.
IV. Esta forma de integração dos negros pós-abolição na sociedade brasileira demonstra a falta de oportunidades igualitárias nos âmbitos econômico, social e político.
Está correto somente o que se afirma em
Ainda durante os governos ditatoriais estabelecidos pós-1964, ressurgiu, no Brasil, sobretudo na região do ABC paulista entre 1978 e 1980, um forte movimento trabalhista liderado pelos metalúrgicos, que se ergueu em uma greve contra as políticas de arrocho salarial e reivindicação de liberdade e autonomia sindicais. Nos anos seguintes, outras categorias profissionais, como professores, petroleiros e bancários se incorporaram a esse movimento.
Considerando esse fenômeno, assinale a afirmação verdadeira.
Adicionar à pastas
06