
Faça seu login
Acesse Grátis[Case] Saiba como o TD Pré-Vestibular vem usando o Big Data para alavancar a performance dos seus alunos e tomar decisões estratégicas mais assertivas.
![[Case] Saiba como o TD Pré-Vestibular vem usando o Big Data para alavancar a performance dos seus alunos e tomar decisões estratégicas mais assertivas. [Case] Saiba como o TD Pré-Vestibular vem usando o Big Data para alavancar a performance dos seus alunos e tomar decisões estratégicas mais assertivas.](https://d23vy2bv3rsfba.cloudfront.net/listas/1_af954e7e0927066278448bd32b502c4e_5883.png)
Certamente, você já deve ter ouvido falar em Big Data. O termo diz respeito a um grande conjunto de informações, que ao serem analisadas geram dados que podem contribuir para a tomada de decisões estratégicas nas organizações.
Na educação não é diferente. Instituições que conseguem extrair e analisar dados, passam a conhecer profundamente seu público. E essa é uma grande vantagem para quem visa tornar-se referência no setor, como é o caso do cursinho TD Pré-Vestibular, parceiro da Estuda.com, que tem se beneficiado com as técnicas de Big Data aplicadas pela plataforma.
Localizado na cidade de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, o TD Pré-Vestibular tornou-se nosso case de sucesso quando o assunto é análise de dados e atuação assertiva sobre as informações adquiridas. Com foco em entregar cada vez mais valor para as instituições, a Estuda.com vem contribuindo com este e demais parceiros para o alcance de resultados como:
1) melhora no desempenho dos alunos;
2) tomada de decisões mais assertivas;
3) otimização de tempo;
4) redução de custos.
Na Estuda.com, toda e qualquer informação armazenada na plataforma são obtidas através de provas, simulados e listas de exercícios aplicadas pela instituição e respondidas pelos próprios alunos. A este aglomerado de informações denomina-se Big Data. Ao serem armazenados e interpretados, os dados possibilitam diversas mudanças no cenário escolar, como a individualização do ensino e aprendizagem, integração ao contexto dos alunos, mudanças na didática e favorecimento à gestão.
Big Data na Prática
Como ocorre em boa parte das escolas e cursinhos do país, todo processo avaliativo do TD Pré-Vestibular era feito de forma manual, pelos sócios proprietários Thiago Souza e Diego Feitoza, da criação e formatação à correção de simulados, assim como a produção e análise da performance dos seus alunos. “O processo era todo manual, lento, demorava bastante. Sem a Estuda.com gastávamos três semanas, em média. Hoje, a gente libera o resultado para os alunos já no dia seguinte ao simulado”, afirma Thiago, responsável pela direção de ensino da instituição.
Com essa redução de tempo com tarefas burocráticas, ele pode se dedicar a uma atuação mais estratégica dentro da instituição. “A plataforma me deu mais tempo para trabalhar e, ao mesmo tempo, mais informações para trabalhar em cima do desempenho dos alunos. Eu estou ocupando esse tempo que ganhei com a Estuda.com para fazer uma espécie de orientação acadêmica. Pego os gráficos e relatórios para discutir e alinhar com os alunos as estratégias de estudos durante o ano”, comemora Thiago.
Os relatórios gerados pela Estuda.com apresentam uma análise completa dos pontos fortes e fracos de cada aluno. Apontando não apenas seus erros e acertos, mas em quais áreas e disciplinas ele foi bem e a quais precisa se dedicar mais. Assim, o aluno consegue obter um plano de estudo personalizado de acordo com seu objetivo. Para o professor, os relatórios conseguem apontar se os alunos estão assimilando o conteúdo, podendo preparar sua aula de modo a reforçar o assunto em que eles apresentaram maior dificuldade. É nesse sentido que as aplicações de Big Data na educação tem se mostrado muito benéfica.
Por se tratar de uma instituição de ensino que tem como objetivo principal aprovar alunos no Enem e nas diversas universidades do Rio de Janeiro, entender a performance e ajudar o vestibulando a direcionar seus estudos tornou-se fundamental. “Quando o aluno faz seu cronograma individual, seu estudo é voltado para o curso que ele vai prestar, não é um cronograma igual para todos. E ao longo do processo ele consegue ir adequando de acordo com seu rendimento”.
Personalização do Ensino
Isso, porque cada aluno têm dificuldades específicas, o que demanda um olhar personalizado de acordo com seu objetivo. Ao consolidar e entregar estes dados à direção de ensino, contribuímos para tomadas de decisões mais embasadas e uma gestão mais eficiente, conforme exemplifica Thiago. “A gente teve um caso de uma aluna que quer medicina. Fizemos o cronograma dela bem equilibrado, um pouco mais voltado para a disciplina de biologia, mas vimos que ela precisava focar mais em matemática. ‘Aí’, diminuímos o tempo de estudo dela em linguagens e humanas e aumentamos em matemática. Então, quando a gente olha a análise de desempenho do aluno, podemos mudar o caminho que ele está traçando. E eu sei só disso porque hoje eu tenho um gráfico de rendimento”.
Os relatórios disponibilizados pela plataforma vem favorecendo estudantes, professores, gestores e pais na busca pelo objetivo do aluno em alcançar a vaga na universidade. “Quando o pai vem perguntar como está seu filho, a gente tem aqui um resumo de todas as atividades que o filho dele fez. Ele pode entrar na plataforma e ter esse feedback, mas geralmente o pai pede para imprimir. Antes da Estuda.com, nós não dávamos esse feedback”.
Diante disso, percebe-se que o uso de Big Data na educação vem contribuindo com todos os envolvidos no ecossistema pedagógico.
Após a parceria com a Estuda.com, os relatórios de análise de desempenho passou a ser um diferencial apresentado pelo cursinho TD Pré-Vestibular no momento da matrícula. “É mais um atrativo que a gente apresenta. Temos uma coordenação acadêmica que se baseia não no que a gente acha, mas em dados que a gente mostra”. Ou seja, a plataforma acaba gerando uma atuação competitiva e diferenciada em relação aos concorrentes.
E por acreditar que o uso de Big Data na educação é uma tendência que veio pra ficar, o objetivo da Estuda.com é dar autonomia para ajudar cada vez mais as instituições a impactarem não só estudantes como também todos os inseridos no processo ✅🚀.
Se quiser saber na prática como aplicar o Big Data na sua instituição, entre em contato com a Estuda.com, solicite uma apresentação e esclareça todas as suas dúvidas!

PROVAS | SIMULADOS | LISTAS DE EXERCÍCIOS
Simplifique suas avaliações e tenha relatórios detalhados
® Estuda Tecnologias Educacionais LTDA